Fonte: petadm.ufc
INTER-POLI-TRANSDISCIPLINARIDADE
Transformações
profundas ocorreram em escala mundial nas últimas décadas do século XX, entre
elas podemos apontar o avanço das tecnologias de informação, a globalização
econômica e o fim da polarização ideológica entre o capitalismo e comunismo nas
relações internacionais. Diante do exposto, o sociólogo francês Edgar Morin
percebeu que a maior urgência no campo das ideias não é rever doutrinas e
métodos, mas elaborar uma nova concepção do próprio conhecimento. Para Morin,
os saberes tradicionais foram submetidos a um processo reducionista que
acarretou a perda de noções de multiplicidade e diversidade.
No anexo I do livro “a
cabeça bem-feita”, Edgar Morin, nos apresenta a disciplina como uma categoria
organizadora dentro do conhecimento científico. Originalmente a organização
disciplinar foi criada no século XIX em especial com a formação das
universidades modernas, tendo seu desenvolvimento no século XX com o impulso
dado à pesquisa científica. Nas palavras do sociólogo: “as disciplinas têm uma
história: nascimento, institucionalização, evolução, esgotamento etc; essa
história está inscrita na da Universidade, que, por sua vez, está inscrita na
história da sociedade; daí resulta que as disciplinas nascem da sociologia das
ciências e da sociologia do conhecimento". (p.105)
Contudo, pode-se enunciar que a história das ciências não se limita à da constituição e o aumento das disciplinas, mas abrange, ao mesmo tempo, a das rupturas entre as fronteiras disciplinares, da invasão de um problema de uma disciplina por outra, de circulação de conceitos, de formação de disciplinas híbridas que acabam tornando-se autônomas; enfim, é também a história da formação de complexos, onde diferentes disciplinas vão ser agregadas e aglutinadas (p.107). Morin defende ainda a inter-poli-transdisciplinaridade do objeto de estudo, a partir do momento de sua criação, isto é a partir do momento que um conceito organizador de caráter sistêmico permita articular conhecimentos diversos para além da disciplina (p. 109-111)
Segundo o autor é preciso ainda “ecologizar” as disciplinas, a fornecer-lhes contextos, inclusive sociais e culturais. É preciso metadisciplinar, pois não se deve desconsiderar o que as disciplinas criaram. (p.115). Ao final do anexo, Edgar Morin problematiza a questão da disciplina ao nos questionar, de que serviriam todos os saberes parciais senão para formar uma configuração que responda a nossas expectativas, nossos desejos, nossas interrogações cognitivas.
Referência
bibliográfica:
MORIN, Edgar.
Inter-poli-transdisciplinaridade In: A cabeça bem-feita: repensar a reforma,
reformar o pensamento / Edgar Morin; tradução Eloá Jacobina. - 8a ed. - Rio de
Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. 105-116p.
Edgar Morin nasceu em
Paris, no dia 8 de julho de 1921. É um antropólogo, sociólogo filósofo francês.
Formado em Direito, História e Geografia, realizou estudos em filosofia,
sociologia e epistemologia.
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