Fonte: petadm.ufc

        INTER-POLI-TRANSDISCIPLINARIDADE


     Transformações profundas ocorreram em escala mundial nas últimas décadas do século XX, entre elas podemos apontar o avanço das tecnologias de informação, a globalização econômica e o fim da polarização ideológica entre o capitalismo e comunismo nas relações internacionais. Diante do exposto, o sociólogo francês Edgar Morin percebeu que a maior urgência no campo das ideias não é rever doutrinas e métodos, mas elaborar uma nova concepção do próprio conhecimento. Para Morin, os saberes tradicionais foram submetidos a um processo reducionista que acarretou a perda de noções de multiplicidade e diversidade.

   No anexo I do livro “a cabeça bem-feita”, Edgar Morin, nos apresenta a disciplina como uma categoria organizadora dentro do conhecimento científico. Originalmente a organização disciplinar foi criada no século XIX em especial com a formação das universidades modernas, tendo seu desenvolvimento no século XX com o impulso dado à pesquisa científica. Nas palavras do sociólogo: “as disciplinas têm uma história: nascimento, institucionalização, evolução, esgotamento etc; essa história está inscrita na da Universidade, que, por sua vez, está inscrita na história da sociedade; daí resulta que as disciplinas nascem da sociologia das ciências e da sociologia do conhecimento". (p.105)

     Contudo, pode-se enunciar que a história das ciências não se limita à da constituição e o aumento das disciplinas, mas abrange, ao mesmo tempo, a das rupturas entre as fronteiras disciplinares, da invasão de um problema de uma disciplina por outra, de circulação de conceitos, de formação de disciplinas híbridas que acabam tornando-se autônomas; enfim, é também a história da formação de complexos, onde diferentes disciplinas vão ser agregadas e aglutinadas (p.107). Morin defende ainda a inter-poli-transdisciplinaridade do objeto de estudo, a partir do momento de sua criação, isto é a partir do momento que um conceito organizador de caráter sistêmico permita articular conhecimentos diversos para além da disciplina (p. 109-111)

   Segundo o autor é preciso ainda “ecologizar” as disciplinas, a fornecer-lhes contextos, inclusive sociais e culturais. É preciso metadisciplinar, pois não se deve desconsiderar o que as disciplinas criaram. (p.115). Ao final do anexo, Edgar Morin problematiza a questão da disciplina ao nos questionar, de que serviriam todos os saberes parciais senão para formar uma configuração que responda a nossas expectativas, nossos desejos, nossas interrogações cognitivas.


Referência bibliográfica:

MORIN, Edgar. Inter-poli-transdisciplinaridade In: A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento / Edgar Morin; tradução Eloá Jacobina. - 8a ed. - Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. 105-116p.


Edgar Morin
  

Edgar Morin nasceu em Paris, no dia 8 de julho de 1921. É um antropólogo, sociólogo filósofo francês. Formado em Direito, História e Geografia, realizou estudos em filosofia, sociologia e epistemologia.


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