UNIVERSIDADE: UM ESPAÇO DE MÚLTIPLOS SABERES
No
mundo ocidental, as instituições de ensino superior chamada de Universidade têm
sido no campo histórico, marcado por uma autonomia no campo dos saberes.
Todavia, ao fazer a leitura do texto: O Modelo Universidade Nova, identificamos
a crítica que o autor faz a priori da estrutura curricular da educação
universitária brasileira. Ele nos apresenta a origem dos modelos de formação
das Universidades europeias do século XIX, bem como as reformas universitárias
impostas pelo governo militar. Nesse contexto, as Universidades brasileiras
foram dominadas por um viés profissionalizante, com uma estrutura curricular
fragmentada e distante dos saberes e das práticas de transformação da sociedade
que implicaram assim com o distanciamento de cumprir o mandato da história da
Universidade como formadora da inteligência e da cultura nacional.
No entanto, algumas alternativas como
pontua o autor, surgem para mudar o cenário tradicional da formação educacional
das universidades, á exemplo do projeto Bacharelado em Humanidades para a
Universidade de São Paulo, mas que infelizmente não teve êxito, e o outro o
modelo tecnológico da Universidade Federal do ABC. Não obstante, no cenário
atual, a Universidade pública brasileira encontra-se em um momento privilegiado,
pois busca ampliar e aprofundar os processos de transformações já em curso à
exemplo da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com sua reestruturação
curricular. Com tudo, a partir desse modelo proposto na estrutura curricular da
Universidade com o regime de ciclos, sendo o primeiro ciclo voltado para uma
formação universitária geral os conhecidos BI (Bacharelados
Interdisciplinaridades) e o segundo ciclo contemplando uma formação específica.
Sendo assim, observamos o quão inovador é
esse novo modelo de ensino para as Universidades públicas brasileiras. Tendo
sua trajetória histórica em vários países com um avançado grau de
desenvolvimento econômico, social e cultural. Logo é pertinente compreender
essa proposta de ensino plural e interdisciplinar para a formação dos alunos e
futuros profissionais para somar na formação intelectual destes e para que eles
possam contribuir na transformação da sociedade brasileira que os mesmos
ocupam.
REFERÊNCIAS:
Arrasou, amei o texto!
ResponderExcluirObrigada Nilsen!!
Excluir