Escola de Atenas (Rafael Sanzio)

UNIVERSIDADE: UM ESPAÇO DE MÚLTIPLOS SABERES


     No mundo ocidental, as instituições de ensino superior chamada de Universidade têm sido no campo histórico, marcado por uma autonomia no campo dos saberes. Todavia, ao fazer a leitura do texto: O Modelo Universidade Nova, identificamos a crítica que o autor faz a priori da estrutura curricular da educação universitária brasileira. Ele nos apresenta a origem dos modelos de formação das Universidades europeias do século XIX, bem como as reformas universitárias impostas pelo governo militar. Nesse contexto, as Universidades brasileiras foram dominadas por um viés profissionalizante, com uma estrutura curricular fragmentada e distante dos saberes e das práticas de transformação da sociedade que implicaram assim com o distanciamento de cumprir o mandato da história da Universidade como formadora da inteligência e da cultura nacional.

     No entanto, algumas alternativas como pontua o autor, surgem para mudar o cenário tradicional da formação educacional das universidades, á exemplo do projeto Bacharelado em Humanidades para a Universidade de São Paulo, mas que infelizmente não teve êxito, e o outro o modelo tecnológico da Universidade Federal do ABC. Não obstante, no cenário atual, a Universidade pública brasileira encontra-se em um momento privilegiado, pois busca ampliar e aprofundar os processos de transformações já em curso à exemplo da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com sua reestruturação curricular. Com tudo, a partir desse modelo proposto na estrutura curricular da Universidade com o regime de ciclos, sendo o primeiro ciclo voltado para uma formação universitária geral os conhecidos BI (Bacharelados Interdisciplinaridades) e o segundo ciclo contemplando uma formação específica.

    Sendo assim, observamos o quão inovador é esse novo modelo de ensino para as Universidades públicas brasileiras. Tendo sua trajetória histórica em vários países com um avançado grau de desenvolvimento econômico, social e cultural. Logo é pertinente compreender essa proposta de ensino plural e interdisciplinar para a formação dos alunos e futuros profissionais para somar na formação intelectual destes e para que eles possam contribuir na transformação da sociedade brasileira que os mesmos ocupam.


REFERÊNCIAS:

SANTOS, Boaventura de Souza; ALMEIDA FILHO, Naomar. A Universidade no século XXI: para uma Universidade Nova. 2008.

Vídeo-aula com prof. Naomar sobre a História da Universidade.

https://www.youtube.com/watch?v=D0U4YTbKx08

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog