Fonte: revista comuna
TRADIÇÃO
E TRANSIÇÃO
No período da Idade
Média a Igreja Católica recebeu consideráveis doações de nobres e comerciantes
á exemplo de: terras, ouro, castelos e etc. Com esse excesso de bens e poder,
boa parte do clero corrompeu-se. Na maioria das vezes, os padres e bispos
desonestos que pouco se importavam com os assuntos religiosos, viviam cercados
de luxos e pecados. Nesse contexto, surge o monge Martinho Lutero (1483-1546)
grande líder da Reforma que ocorreu na Alemanha.
No filme, Lutero, pode-se
observar a insatisfação de Martinho Lutero frente ao pagamento de dízimos à igreja
Católica conhecida como a venda de Indulgências que era a compra do perdão. O
sujeito pagava um determinado valor para a igreja e recebia um documento
atestando que estava absolvido dos pecados. Lutero foi influenciado pelos filósofos
humanistas, em especial Erasmo de Rotterdam e pelo individualismo
renascentista. Os humanistas contestavam a tradição, Lutero também! Para ele a
única autoridade seria a Bíblia. A primeira contestação oficial de Lutero foi
quando ele fixou na porta da igreja em 1517 (como mostra no filme) as 95 teses,
onde o mesmo criticava a venda de Indulgência. Em virtude desse comportamento,
Lutero foi excomungado pelo papa. Todavia, um número expressivo de pessoas começou
apoiar sua causa. Diferente de outras pessoas que foram condenadas á morte à
exemplo de Wat Tyler na Inglaterra e Jon Hus na Boêmia por denunciar os abusos do
clero, Lutero teve o apoio de príncipes feudais alemãs que apoiavam a causa
Luterana. Visto que esses príncipes tinham bons motivos terrenos para apoiar a
causa, afinal alguns tinham rompido com a igreja e isso era um ótimo pretexto
para confiscar os bens do clero.
A imprensa teve um
papel importante nesse período, Lutero traduziu a Bíblia para o alemão e
consequentemente essa tradução alcançou milhares de pessoas. Com isso a Reforma
contribui para aumentar o nível de alfabetização entre as pessoas. Desse modo,
o filme possibilita o diálogo entre professores e alunos a cerca da influência
da reforma protestante na educação, sendo que no período exposto já servia como
doutrinação.
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