Eric Hobsbawm (1917-2012) nasceu em Alexandria (Egito). Foi um historiador inglês, considerado um dos mais importantes no campo da historiografia contemporânea de orientação marxista.

Entre o estudo da História na contemporaneidade.

Na última aula 08/06/2021, do componente curricular: Relações sociais e políticas na contemporaneidade ministrado pelo professor Joel Filipe, trabalhamos e discutimos com o capítulo 9 Rumo ao Milênio, do livro " A Era dos Extremos: o breve século XX 1914- 1991" do Historiador Eric Hobsbawm.

Na presente obra, Hobsbawm nos apresenta os acontecimentos que marcaram o século XX. A guerra de trincheiras abre o século XX (1ª Guerra Mundial 1914-1918) guerra esta, que teve como causa a voracidade de lucros da burguesia imperialista até a queda da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) atualmente a Rússia. Para o historiador, o período foi breve e extremado, com muitas crises e catástrofes.

No capítulo: Rumo ao Milênio podemos observar que Hobsbawm nos informa que " O Breve Século  acabou em problemas para os quais ninguém tinha, nem dizia ter soluções [...]. Os cidadãos do fim do século só sabiam ao certo que acabara uma era da história". Afinal, o que estava por vir? Ao longo do capítulo podemos identificar conflitos ainda existentes, à exemplo a Guerra do Golfo, conflitos civis na Europa, Ásia, Oriente Médio e África. Problemas centrais, que a longo prazo se tornam decisivos, a questão demográfica e ecológica também. O aumento das desigualdades (internamente e externamente), fundamentalismo religioso. Nesse sentido, constata-se o passado recente, aqueles acontecimentos ocorridos no início do século XX, fazem parte do nosso presente, formando um contínuo temporal.

Com efeito, o tempo presente de Hobsbawm é formulado através de uma narrativa que aufere da memória do leitor os elementos que interligam o passado e o presente. Para o autor, " o futuro não pode ser uma continuação do passado, há sinais, tanto externamente, de que chegamos a um ponto de crise histórica". As últimas palavras do livro nos revela um futuro de obscuridade. a inquietude de Hobsbawm é o nosso tempo.


Referência:

HOBSBAWN, Eric. A era dos extremos: o breve século XX. 1941-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog